top of page
Ferramentas dentais no Pocket

TRATAMENTO DE PACIENTES EM ESTADO VEGETATIVO

foto de leito da uti

Já estando em um estado debilitado, devido a condições que se encontram, pessoas em estado vegetativo, quando necessitam de atendimento odontológico, carecem de um profissional capacitado que possam oferecer um tratamento certo e seguro.

 

Dr. Antonio Luiz Pereira de Souza se encaixa muito bem dentro dessas exigências. Se trata de um cirurgião dentista bucomaxilo, que há 30 anos atua no tratamento dentário de pessoas em estado vegetativo. Segundo Dr. Pereira, tudo começou quando ele observou as limitações em relação ao atendimento a esses pacientes, que muitas vezes impossibilitava a manutenção dos dentes, e foi isso que o motivou a ampliar a forma de atuação profissional para que pudesse atender esses casos.

Quer falar conosco?
Estamos à sua disposição!

O principal diferencial no atendimento a esses tipos de pacientes, é que todo o procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, fazendo com que o paciente durma durante todo o tratamento. Para a realização do procedimento é feito primeiramente o acolhimento familiar, que consiste entender em qual meio o paciente vive.

É nesta etapa que se consegue obter as condições médicas gerais e de bases do paciente, entendendo assim as necessidades técnicas que ele precisa, considerando seu estado de saúde bucal. Para que também seja possível a realização do tratamento, são pedidos exames pré operatório criteriosos, além também de uma avaliação pré anestésica, com o próprio médico anestesista. Tudo isso para que o paciente seja atendido com total segurança.

foto paciente internado

Outro ponto importante, e que deve ser destacado, é que o procedimento é realizado em tempo único, não podendo restar nenhuma ação que possa gerar desconforto, dor, infecção ou necessidade de uma nova intervenção. É aí que entra também o chamado toalete bucal, que consiste na remoção de todos os elementos que possam vir a causar dor, infecções, mau hálito, ou qualquer outra situação que possa acarretar além de patologias locais, como infecções em outros órgãos.

É normal os familiares apresentarem dúvidas e preocupações antes da realização do procedimento. Segundo Dr. Pereira, os pontos mais questionados são: a frequência necessária de se repetir o tratamento; questões relacionadas a dieta alimentar e preocupações em relação a anestesia geral. Dr. Pereira também afirma que tudo é feito pensando na segurança e bem estar do paciente, e que na maioria dos casos o tratamento consiste apenas em exodontias e remoção de tártaro.

Se você possui algum familiar que se encontra em estado vegetativo e se interessou por nossos serviços, entre em contato conosco, estamos aqui para tirar todas as dúvidas e proporcionar o melhor atendimento ao seu familiar querido.

Entre em contato conosco!
Tire suas dúvidas e agende sua consulta...
bottom of page