Ferramentas dentais no Pocket

DISFUNÇÃO DE ATM

foto_site_croi_mandibula_cranio_disfunca

ATM significa articulação temporomandibular. Essa articulação é responsável por todos os movimentos que você faz com a boca, existindo uma em cada lado do rosto (em frente de cada orelha). As doenças dessa articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM). Elas geralmente causam sofrimento a milhões de pessoas ao redor do mundo, diminuindo a qualidade de vida e restringindo o convívio social. Um dos sintomas mais comuns das DTMs são as dores de cabeça (de origem não neurológica). Muitos pacientes apresentam esse sintoma e não sabem que pode ser causado pela DTM.

Embora atinja milhões de pessoas no mundo inteiro, a DTM é uma doença pouco conhecida. Movimentos desnecessários que fazemos com a boca, como: mascar chicletes, roer unhas, morder objetos, etc. são situações que facilitam o surgimento da disfunção. O bruxismo, o ranger dos dentes que algumas pessoas realizam involuntariamente durante o sono, também é um dos principais fatores que causam DTM.

foto_site_croi_dor_de_dente_disfuncao_de

O treino para a eliminação desses hábitos, ou a proteção dos dentes e dos músculos para os que apresentam o bruxismo, pode ser a chave para o alívio dos sintomas da disfunção. O paciente com DTM geralmente é um doente crônico que demora anos para buscar tratamento.

Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista, muitas vezes, é o último profissional da saúde a ser procurado.

Agendamento online.
É fácil, rápido e seguro.